CURIOSIDADE



O que é Síndrome de Burn Out


Data da publicação: 13/09/2007
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

Mais - 06/09/2007 15h21
Oque é Síndrome de Burn Out
A Síndrome de Burn Out é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e caracterizada pela desmotivação, indiferença, apatia, desinteresse, exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo e depressão. Trata-se de um conjunto de condutas negativas, como redução de produtividade, perda de responsabilidade e atitudes agressivas. O paciente pode desenvolver ainda alergias, psoríase e hipertensão.

A síndrome traz conseqüências não só do ponto de vista pessoal, mas também do ponto de vista institucional, com é o caso de faltas ao trabalho, da diminuição do nível de satisfação profissional, do aumento das condutas de risco, da inconstância de empregos e de repercussões na vida familiar.

O termo Burn Out é uma composição de burn (do inglês, queima) e out (exterior), sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.

Nas pesquisas realizadas até o momento, a síndrome foi observada com maior intensidade em profissionais como médicos, psicanalistas, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, professores, jornalistas, atendentes públicos, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal e telemarketing, e bombeiros.


Reportagem - Antonio Barros
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br



 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.