NOTÍCIAS



SINDSPEM adota providências junto a instituições em defesa de agente penitenciária agredida e presa por delegado arbitrário


Data da publicação: 17/10/2018
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

SINDSPEM adota providências junto a instituições em defesa de agente penitenciária agredida e presa por delegado arbitrário

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Maranhão, Ideraldo Gomes e o diretor de comunicação Márcio Rodrigues, estão encaminhando junto a instituições as providências definidas em reunião da entidade de classe com diretores, associados e assessores jurídicos, sobre a agressão covarde e prisão praticada pelo delegado regional de Santa Inês, Ederson Martins Pereira contra a agente penitenciária Adriana Roma do Rego Barros, da unidade prisional do sistema da SEAP, que estava de plantão como responsável pela segurança interna do presidio.

A truculência do delegado foi decorrente da agente penitenciária ter determinado a revista de dois policiais e de uma escrivã ad-doc, norma padrão determinada pela Secretaria de Administração Penitenciária. Diante do fato que chegou ao conhecimento do delegado, ele de maneira intempestiva a irresponsável  e violando as normas de segurança do presidio de Santa Inês, armado com mais dois policiais invadiu a unidade, intimidando os demais servidores presentes, torceu o braço da agente penitenciária Adriana Roma do Rego Barros e mediante armas empunhadas pelos outros policiais Adriana Barros foi conduzida pelo delegado e colocada em um camburão e conduzida para a delegacia da cidade, sendo presa e trancafiada em uma xadrez , tendo antes sido totalmente despida e revistada, como forma de humilhação, bem inerente a policia truculenta e perversa com ostentação de força. Tudo comandado pelo delegado Ederson Martins Pereira, Regional de Santa Inês.

 Sindspem encaminhou denúncias ao Ministério Público e outras instituições

Durante reunião da diretoria do Sindspem, o presidente Ideraldo Gomes e o diretor de comunicação Márcio Rodrigues, registraram as providências adotadas para o sério problema, acusa de muita indignação na categoria. Eles relataram que deram entrada de uma representação por abuso de poder na Promotoria Pública de Santa Inês. Protocolaram representação na Corregedoria da Secretária de Segurança Pública, com solicitação de instauração de procedimentos administrativo e disciplinar contra o delegado Ederson Martins Pereira.

A Secretaria de Administração Penitenciária, que depois do fato se posicionou através de nota que o procedimento da agente penitenciária na revista aos policiais civis e escrivã ad-doc, que teria sido a causa de todo o problema, foi correto e faz parte das normas estabelecidas pela SEAP. Sobre o caso, foi instaurado procedimento para apurar a invasão do delegado ao presidio e também foi encaminhado pedido de providências para a Secretaria de Segurança Pública, revelaram os sindicalistas.

Por outro lado, o presidente Ideraldo Gomes e o diretor de comunicação Márcio Rodrigues conseguiram junto ao secretário Murilo Andrade, a remoção da agente penitenciária Adriana Barros para a unidade de Timon, haja vista aos receios demonstrados pela servidora em continuar em Santa Inês.  Outras providências estão sendo processadas pelo Sindspem, que não pode revelar no momento, tendo em vista que estão em processamento, sendo algumas a nível nacional.



 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.