NOTÍCIAS



Presos fora das celas são perigos sérios no Complexo Penitenciário de Pedrinhas


Data da publicação: 11/07/2014
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

 

Presos fora das celas são perigos sérios no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

 

 
 

presosA foto é de uma exposição de armas, celulares e bebidas alcoólicas apreendidas pela Policia Militar dentro do Complexo dePedrinhas

      A indiferença altamente irresponsável dada pelas autoridades ao Sistema Penitenciário do Maranhão tem concorrido para constantes assassinatos, fugas, conflitos e o tráfico de drogas e armas em todas as unidades prisionais. A destruiçãopor detentos de pavilhões da Casa de Detenção, o que se tornou uma prática constante, oportuniza a que os presos fiquem dia e noite completamente soltos para articulação diversas, principalmente quando têm oportunidades de trocarem informações  entre os mais diversos grupos. Os inúmeros túneis escavados, as articulações para fugas e os assassinatos de presos e os riscos de barbáriessão cada vez mais possíveis pelas facilidades oferecidas pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária. Lamentável sob todos os aspectos e até mesmo preocupante é que as autoridades estão cada vez mais indiferentes aos problemas carcerários de uma maneira especialcom a vida das pessoas. Os presos, em sua maioria vão vítimas das desigualdades sociais, que geram fome, miséria, prostituição, viciados em drogas, traficantes, assassinos, etc. Com certeza não tiveram acesso a educação, a saúde e devem ter enfrentados as priores adversidades. As pessoas devem também entender, que o sistema perverso em que vivemos,desvia recursos para a corrupção e causa uma infinidade de problemas e cria até os chamados monstros, com que são qualificados muitos presos.

     Um dos exemplos que reflete dentro das unidades prisionais do Sistema Penitenciário do Maranhão está no desvio de recursos públicos. Enquanto contratos milionários e viciados são feitoscom empresas de políticos ligados aos poderes constituídos, o que deveria chegar como benefício aos encarcerados são embolsados pelos corruptos. De uma coisa fico a cada dia, mais convicto é que, nenhuma das instituições públicas e da sociedade civil organizada tem pelo menos piedade dos presos, mas acredito que possa haver pessoas. Se houvesse um mínimo de atenção dentro do contexto dos poderes constituídos com a população carcerária, com absoluta certeza não estaríamos amargando o título de pior e mais perverso Sistema Penitenciário do Brasil. De uma coisa é preciso se ter consciência, o preso é tão ser humano quanto a maior autoridade que existe no mundo, como o Papa Francisco, que tem expressado a sua piedade a eles e feito muitos pedidos. Infelizmente, a hipocrisia é tão vaidosa , que  tem muita gente que não sabe o que é ser cristão, mas ostenta no pescoço um cordão com um crucifixo. Uma certeza eu tenho, ninguém escapará do julgamento final e jamais chegará ao Reino de Deussem ter trabalhado para a sua construção à Luz do Evangelho.

FONTE: BLOG DO ALDIR DANTAS
 



 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.