NOTÍCIAS



Mais um túnel encontrado no Cadeião do Diabo. Centenas de presos estão fora das celas


Data da publicação: 04/07/2014
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

 

Mais um túnel encontrado no Cadeião do Diabo. Centenas de presos estão fora das celas

 

 
 

tunelO túnel descoberto ontem é idêntico ao da foto, também identificado no Cadeião do Diabo

 Sinceramente, entendo que a irresponsabilidade do Governo do Estado, quanto a questão da administração do Sistema Penitenciário do Maranhão ultrapassa todas as expectativas pessimistas. Ele é a maior referência de uma administração decadente e bem progressista quanto se trata de corrupção. A maior indignação que domina segmentos sociais é a incompetência de um governo, que não consegue monitorar e exercer ações preventivas em unidades prisionais dentro de um complexo, que sangra milhões de reais mensais dos cofres públicos, com videomonitoramento precário, vigilância armada e monitores particulares e outro número elevado de pessoas contratadas, além do GEOP, Força Nacional e Policia Militar, mas mesmo assim não consegue exercer ações preventivas contra assassinatos, fugas, escavações de túneis e o tráfico de drogas e armas nas unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

    Há poucos dias, uma pessoa me procurou para dizer, que no momento em que se discute mobilidade urbana, temos mão de obra totalmente especializada na penitenciária, que poderia perfeitamente ser aproveitada para a construção de um metrô em São Luís. Eleafirmou, que o mais lamentável em todos os fatos registrados dentro dos presídios é a indiferença das autoridades e parece até que se aposta com facilidades para que todo tipo de desgraça ocorra dentro de um sistema totalmente falido e administrado por pessoas que não têm um mínimo de visão e competência de gestão.

     Quando registro que são iminentes mais barbáries dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o faço com a devida responsabilidade de jornalista e cristão católico, que não precisa usar crucifixo no pescoço como muitos hipócritas, mas que professa a sua fé procurando anunciar e denunciar, de acordo com o Evangelho e preocupado com a vida – Dom de Deus, que não pode ser banalizada. Nos últimos dias foram registrados três assassinatos e encontrados dois túneis escavados sem maiores problemas e praticamente na cara da segurança interna. Quando me refiro a iminência do registro de barbáries em Pedrinhas é que devido a destruição da celas e pavilhões por presos com a conivência do videomonitoramento e de todo o aparato de força interna, que proporciona prejuízos grandes aos cofres públicos e coloca centenas de presos dia e noite soltos e prontos para fazerem o que bem entender. A verdade é que estão sendo criadas e estimuladas condições para rebeliões de consequências inimagináveis. Dizer que a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, o Governo do Estado, o Ministério Público, o Judiciário e até o invisível Comitê de Gestão Integrada, não têm conhecimento, só se não fiscalizam periodicamente as unidades de Pedrinhas.

      O GEOP identificou ontem no Centro de Detenção Provisória, conhecido como o Cadeião do Diabo, um túnel no Bloco Gama cela 11, local em que estão fora de celas perto de 240 presos. Com o considerável número de detentos perambulando em unidades prisionais, volto a repetir que problemas de ordens maiores tendem a ser registrados pela alta inoperância. Desculpas não podem ser admitidas.

FONTE: BLOG DO ALDIR DANTAS



 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.