NOTÍCIAS



Mais um plano de fuga é abortado no Centro de Detenção Provisória


Data da publicação: 25/04/2014
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

 

Mais um plano de fuga é abortado no Centro de Detenção Provisória

Agentes descobrem início de escavação de um túnel, desta vez no bloco Beta.

Ismael Araujo
Da Editoria de Polícia
24/04/2014 00h00
  •  
 
 
Foto: Biné Morais

Mais uma tentativa de fuga foi registrada ontem no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), foi descoberto o início da escavação de um túnel, já com meio metro de profundidade no pavilhão do bloco Beta dessa unidade prisional. Na segunda-feira (22), quatro detentos fugiram da mesma unidade, mas o plano elaborado era para que cerca de 150 internos deixassem o presídio. Dos que conseguiram fugir, um foi recapturado.

O secretário adjunto de Estabelecimentos Penais da Sejap, Hamilton Assunção, explicou que os seguranças de uma empresa terceirizada, que presta serviço no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, estavam fazendo rondas na área e ouviram barulho vindo do bloco Beta. Eles então solicitaram o apoio dos integrantes do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que fizeram uma vistoria no pavilhão e encontraram a escavação e algumas armas artesanais de ferro, que, provavelmente, estavam sendo usadas pelos internos. A área foi isolada e realizada a contagem dos internos no pátio externo para verificar se tinha ocorrido alguma fuga.

Hamilton Assunção disse que ainda ontem o buraco foi fechado, mas, após a saída dos presos para o pátio, uma nova revista foi feita pelos integrantes da Força Nacional, do Batalhão de Choque e do Geop, mas não encontraram drogas ou armas de fogo ou branca. “Iremos intensificar mais ainda as revistas no Sistema Prisional de Pedrinhas para evitar fugas e futuros motins”, declarou.

Na segunda-feira, a Sejap já havia evitado uma fuga em massa, ao encontrar um túnel de mais de 10 metros de extensão na cela 3, do bloco Delta saindo nos fundos do CDP, próximo a uma das guaritas onde há a presença de segurança por 24 horas. Quatro internos já haviam fugido pelo túnel, mas um deles, identificado como Peter Cabral de Araújo Machado, o Paulista, foi recapturado.

As circunstâncias dessa fuga estão sendo apuradas e o titular da Sejap, Sebastião Uchôa, demitiu os monitores plantonistas. Ele vai investigar se houve negligência por parte de funcionários.

 

Mais ocorrências - Somente este ano, a Sejap já registrou três fugas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no total de 17 presos foragidos e apenas um, Manoel de Oliveira, foi recapturado. A primeira ocorrência foi no dia 29 de março, quando quatro presos fugiram de uma das celas do Presídio São Luís I. Eles estavam cumprindo pena na cela 14 do bloco B e foram identificados como Tiago Cruz da Silva, Ismael de Jesus Campos Abreu, Francisco das Chagas Cosmo da Costa e Rafael Santos Silva.

Já no dia 3 de abril, 10 homens fugiram do Presídio São Luís II. Os fugitivos foram Danilo Silva, Antônio Francisco da Silva Oliveira, o Tuíca, Manuel de Oliveira, Adailson da Silva Alves, também conhecido como Dadá ou Anajatuba, Eduardo Domingos, o Negão ou Dudu, Eudes Barboza Silva Neto, Valdemir Laurindo Flores, o Amarelinho, Marcos Gomes de Moraes, o Marquinho Catolé, Robson Müller e Júnior Teodoro de Oliveira.

 

FONTE : JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO

 


 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.