NOTÍCIAS



ALERTA GERAL! SISTEMA PRISIONAL MARANHENSE PODE ENTRAR EM COLAPSO A QUALQUER MOMENTO


Data da publicação: 07/04/2014
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

 

 


Sistema Prisional Maranhense pode entrar em colapso a qualquer momento devido às corruptas e decrépitas condições do funcionamento
Informação foi repassada ao blog da Agência de Notícias Baluarte na tarde de ontem por agentes penitenciários 
 
Por Fernando Atallaia

Direto da Redação

 

As muitas mortes ocorridas em Pedrinhas nos últimos meses não retratam ainda as reais condições de funcionamento do sistema prisional maranhense que é constituído por cárceres improvisados em delegacias de polícia civil e pela Funac, espaço de ‘’recuperação’’ de menores infratores que funciona como mais uma cadeia aonde a incidência de fugas tem sido frequente.  
 
A governadora Roseana Sarney: o que a faz não tomar providências?
 Segundo informaram alguns agentes penitenciários que trabalham no Complexo na tarde de ontem (24) ao Blog, a realidade é bem outra. E extremada. Os agentes denunciam que o descaso com o Sistema Prisional continua, e com graves relações de corrupção por parte de setores ligados ao Governo do Estado. 
 

''O Sistema funciona sem as mínimas condições; nós agentes estamos jogados à própria sorte, à espera do pior; as celas de Pedrinhas não tem sustentação e há muitos caminhos para fugas, além de corrupção, chantagens e má distribuição de presos, as mortes poderiam ter sido evitadas, mas o Governo não fez nada mesmo sabendo do problema, tinha relatórios; temos informações que o Governo do Estado  age de forma mancomunada com alguns sentenciados, inclusive, por isso não há interesse em resolver a situação de uma vez por todas'', explicou um agente que preferiu não ser identificado. 
 

Por que será que as empresas de Jorge Murad(foto) atuam em Pedrinhas de forma ilegal e o Ministério Público maranhense não faz nada?
 Os agentes também apontam falhas e ilegitimidade na contratação de empresas terceirizadas que atuam em Pedrinhas sob apadrinhamento político. ''O maior problema está no beneficiamento político, essas empresas( as empresas de Jorge Murad,  marido da governadora Roseana Sarney)que estão trabalhando em Pedrinhas não deveriam atuar como agentes penitenciários, é ilegal e ilegítimo, pois atuação em presídios  é uma obrigação do Estado e não de terceirizadas, o Ministério Público já deveria ter tomado uma decisão para reverter essa inconstitucionalidade, fora que o pessoal das empresas é despreparado para ocupar a função'', disse outro agente que trabalha em Pedrinhas há 11 anos. 
 
POSSE SEBRAE 5
A chefa do Ministério Público do Maranhão, Regina Rocha: como no filme de Stanley Kubrick, de olhos bem fechados 
 
 
Outro problema grave denunciado à Agência foi o futuro afastamento do contingente militar que hoje está presente na penitenciária após os muitos atentados, rebeliões e assassinatos. Às vésperas da saída dos militares, os agentes revelam que o temor e a total insegurança já ronda o presídio. ''A PM está presente em Pedrinhas por enquanto, mas sabemos que daqui a alguns dias as tropas não estarão mais por aqui e ai estaremos sofrendo todos os riscos possíveis, o Sistema poderá entrar em colapso total com fugas em massa e todo tipo de barbárie, sabemos disso'', alertou um dos agentes

FONTE: ANB ON LINE


 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.