NOTÍCIAS



A Segurança Pública no governo de Roseana Sarney nunca foi séria e nem transparente


Data da publicação: 13/03/2014
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

 

A Segurança Pública no governo de Roseana Sarney nunca foi séria e nem transparente

 

 

      predioA Segurança Pública e o Sistema Penitenciário são os retratos vivos do fracasso e da desmoralização do governo Roseana Sarney. Infelizmente a banalização da vida já é uma realidade com o crescimento acentuado dos assassinatos na capital e no interior, assim como as explosões de caixas eletrônicos, assaltos de todas as ordens e sequestros. Quanto a roubos e furtos a própria população já entendeu que é perca de tempo recorrer às autoridades, a não ser quando os bandidos levam os documentos das vítimas. No aspecto inerente as drogas, a cada dia que se passa o tráfico impõe as suas regras tanto na capital e no interior. O grande contraditório é que temos pessoal capacitado para o enfrentamento a violência, mas infelizmente elas não são colocadas em locais estratégicos e não lhes  são dadas as devidas e necessárias condições de trabalhos. Para que se tenha uma dimensão de que a inoperância e o descaso no Sistema de Segurança Pública, são decorrentes de gestão, conhecimento e sensibilidade, que a mudança no Comando Geral da Polícia Militar, proporcionou a instituição a ter outra postura e visão perante a sociedade. A realidade é que a PM vem lutando para recuperar o tempo perdido em que vivia reclusa e omissa, enquanto a bandidagem dominava o Estado.

       A grande iniciativa que se criou no Sistema de Segurança Pública foi a tentativa de imitar as UPPsdo Rio de Janeiro. Lá o secretário é o delegado da Policia Federal, Mariano Beltrame, conhecido internacionalmente, arrojado, competente, estudioso e conferencista e que tem o irrestrito apoio dos governos estadual e federal. As UPPsdepois de instaladas receberam importantes investimentos e politicas públicas, mas mesmo assim constantemente enfrentam problemas  com o tráfico de drogas. Aqui criaram a Unidade de Segurança Comunitária da Vila Luisão, sem politicas públicas e poucas ações clientelistas.  Ela acabou por mexer com a vaidade do secretário de segurança, que chegou ao extremo de anunciar que gestores públicos de outros estados vieram conhecer a USC do Maranhão para copiar os seus modelos. O que é mais vergonhoso é se tenta dar uma referênciaa uma unidade isolada, e que os resultados são duvidosos e se tivessem prosperados outras teriam vindo naturalmente e a violência crescente em São Luís, com certeza não teria chegado ao nível insuportável atual.

 

         Para que se tenha uma plena dimensão do descaso e da incompetência do Sistema de Segurança Pública é que foram instalados na Refesa , um plantão central e várias delegacias policiais algumas especializadas. Por falta de manutenção e zelo, o prédio está totalmente destruído e necessitando de reformas urgentes. Os antigos prédios das ruas 14 de julho e Herculano Parga também foram abandonados por falta de manutenção e hoje se constituem abrigos de drogados e bandidos. A Secretaria de Segurança Pública anunciou esta semana que dentro dos próximos dias o plantão central passará funcionar em um prédio localizado em frente ao Parque do Bom Menino, assim como algumas delegacias e o prédio da Refesa será fechado, até mesmo que algumas das delegacias já haviam sido transferidas para outro prédio alugado na rua Celso Magalhães.

          Hoje decidi verificar onde irá funcionar o plantão central e algumas delegacias da Secretaria de Segurança Pública. O local é onde até há pouco tempo funcionava os planos de saúdeMulticlínicas e Atemde, que fecharam as portas depois de enganar vários associados com a conivência da Agência Nacional de Saúde. Conheço o local, que inclusive está sendo maquiado com pequenos serviços para um aluguel bem atrativo, o que se constitui em falta de transparência. Se houvesse um mínimo de zelo pelos recursos públicos, o prédio nas condições em que está jamais seria alugado, mas como negócios em ano de eleição podem ser feitos para atender interesses, garanto que logo ele não estará oferecendo as mínimas condições de trabalho para as delegacias que lá serão instaladas. Se existe um responsável é o Governo do Estado.

FONTE: BLOG DO ALDIR DANTAS



 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.