NOTÍCIAS



Sejap registra 26% de redução na lotação de presídios em SL‏


Data da publicação: 05/06/2012
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

Sejap registra 26% de redução na lotação de presídios em SL

Levantamentos da secretaria mostram que de janeiro a abril deste ano 1.141 pessoas entraram nas unidades prisionais.

 
 

No período de um ano, houve redução de 26,25% na lotação dos presídios em São Luís. O índice é resultado do comparativo dos números do sistema penitenciário no período de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período em 2011. A redução é fruto de ações jurídicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), órgão gerido pelo secretário Sérgio Tamer.

Levantados pela Sejap, os números mostram que, de janeiro a abril deste ano, 1.141 detentos - entre homens e mulheres - deram entrada nas unidades prisionais da capital, sendo 1.036 do sexo masculino e 105 do feminino. Já em 2011, foram 113 mulheres e 1.434 homens, resultando em 1.547 presos. “Os números são positivos. Houve uma diminuição considerável de presos nas unidades de São Luís. Isso é resultado dos trabalhos de assistência jurídica que visam à aceleração de processos dos presos provisórios e sentenciados”, destacou Sérgio Tamer.

Os dados, que foram minuciosamente levantados, mostram números de entradas por mês nas unidades carcerárias da capital. Destrinchando-os, revelam que em janeiro deste ano o número de homens e mulheres a darem entrada em estabelecimentos penais foi 280 e 25, respectivamente. Já no mesmo período do ano passado, foram 27 mulheres e 262 homens.

 

Levantamento - O estudo revela, ainda, o quantitativo de internos por unidade prisional de São Luís no mês de maio. De acordo com o levantamento a Casa de Detenção 1 (Cadet 1), localizada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, é atualmente a unidade com maior quantidade de presos. Com uma capacidade para 408 detentos, o estabelecimento penal abriga 719 internos.

No ranking, o Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (CDP - Pedrinhas), que tem a mesma capacidade da Cadet 1, aparece em segundo lugar, com 709 internos. O presídio São Luís 2 vem em terceiro. Com capacidade para acomodar 204 detentos, suporta 350. O déficit de vagas nas unidades da capital é de 518, um dos menores do país.

Apesar de ter conseguido em um ano uma diminuição considerável de entrada de presos nas unidades prisionais da capital, Sérgio Tamer acredita que o problema da lotação só será resolvido se houver uma atuação em conjunto com o Tribunal de Justiça (TJ.

 

FONTE : JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO



 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.