NOTÍCIAS



Ministério da Justiça aprova projeto de escola de gestão penitenciária no MA‏


Data da publicação: 30/05/2012
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

Ministério da Justiça aprova projeto de escola de gestão penitenciária no MA

O projeto tem o objetivo de qualificar agentes penitenciários do Sistema Prisional no Maranhão.

 
SÃO LUÍS - O Ministério da Justiça aprovou o projeto para implantação da Escola de Gestão Penitenciária no Maranhão. O projeto do Governo do Estado foi desenvolvido pela Secretaria da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) com o intuito de qualificar agentes penitenciários, diretores e corpo administrativo do Sistema Prisional no Maranhão.

 

A escola visa preparar, capacitar e aperfeiçoar de forma permanente os servidores que exercem atividades no Sistema Prisional, promovendo ainda ações de atendimento psicossocial. A expectativa é que a unidade comece a funcionar no Maranhão no mês de agosto, num prédio situado no Centro Histórico de São Luís, próximo ao imóvel do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no bairro Desterro.

 

O secretário da Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, afirmou que esta é uma grande conquista para o Maranhão, uma vez que a escola vai qualificar os profissionais que atuam no Sistema Prisional. “Este é mais um avanço no estado, com a oferta de qualificação aos agentes penitenciários, diretores e corpo administrativo da Sejap. Queremos que eles se sintam amparados e valorizados. Vamos ter, ainda, uma equipe multidisciplinar para oferecer atendimento psicossocial aos funcionários”, disse.

 

De acordo com a advogada e assessora especial da Secretaria Adjunta de Justiça, Maria Ideltrudes Freitas, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) apóia o projeto e liberou R$ 250 mil para serem investidos na aquisição de equipamentos, como computadores, impressoras, aparelhos de DVD, entre outros. “Em janeiro de 2011, quando a Sejap foi desmembrada da Secretaria de Segurança Pública, começamos a trabalhar o projeto da Escola de Gestão Penitenciária, que passou por várias análises no Depen e foi aprovado”, relatou.

 

Maria Ideltrudes Freitas participou do 1º Encontro de Escolas de Gestão Penitenciária, realizado em outubro de 2011, em Brasília, onde obteve mais informações sobre o funcionamento de escolas do tipo. “Foi quando conheci de fato o trabalho e achei muito interessante”, contou.

 

Ufma

 

Para o funcionamento da Escola de Gestão Penitenciária, a Sejap pretende firmar uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que vai garantir a realização de cursos de capacitação, graduação e pós-graduação aos servidores do Sistema Penitenciário. Os cursos vão ser ministrados na Escola de Gestão Penitenciária, além disso, a Ufma vai ser responsável pela validação dos cursos a serem ministrados.

 

Na tarde desta segunda-feira (28), na sede da Sejap, uma primeira reunião foi realizada para a formalização do convênio. Com a presença da coordenadora de Educação da Ufma, a professora Luciléa Gonçalves França, e do secretário adjunto de Justiça, José Ribamar Cardoso, os primeiros passos para a formalização da parceria foram dados. “Estamos em processo de encaminhamento e viabilização. Todos os trâmites legais estão sendo feitos e há interesse da Ufma em celebrar esse convênio”, destacou a professora.

 

Os cursos vão abordar temas como direitos humanos e a atuação do servidor, tendo como base a Lei de Execução Penal. A expectativa da Sejap é fomentar parcerias com outras instituições, como a Fundação Getúlio Vargas. “Estamos de portas abertas para celebrar novas parcerias”, afirmou a assessora especial Maria Ideltrudes Freitas.

 

O secretário adjunto José Ribamar Cardoso falou da importância desta parceria entre a Sejap e a Ufma. “É importante porque irá beneficiar os servidores do sistema penitenciário. Com essa capacitação, teremos pessoas ainda mais preparadas lidando com os detentos”, ressaltou Cardoso.

 

As informações são da Secom do Estado

 

FONTE : IMIRANTE.COM



 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.