NOTÍCIAS



Inaugurado Núcleo de Saúde na Penitenciária de Pedrinhas


Data da publicação: 16/04/2012
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

Inaugurado Núcleo de Saúde na Penitenciária de Pedrinhas

 

Principal objetivo é detectar casos de tuberculose dentro dos presídios.

 

Imirante

 

16/04/2012 17h47 - Atualizado em 16/04/2012 18h50

 

 

  •  

 

 

 

 

 

 

O 1° Núcleo de Atenção à Saúde do Sistema Penitenciário do Maranhão foi inaugurado, nesta segunda-feira (16), na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís. O Centro tem como principal foco diagnosticar e tratar casos de tuberculose nos presídios e visa atender 120 internos por dia.

 

A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça, do Poder Judiciário da Maranhão, além de convidados e dos profissionais de saúde que vão trabalhar no Núcleo de Saúde da Penitenciária de Pedrinhas.

 

"Este Núcleo de Saúde contempla a linha de assistência preconizada pela Lei de Execução Penais - assistência educacional, jurídica e de saúde. Nós já tínhamos duas ambulâncias com semi UTI e esse núcleo de saúde veio somar para dar mais qualidade à saúde dos presos", destacou o secretário Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sergio Tamer.

 

O Núcleo de Saúde foi construído por meio de parceria firmada entre o Governo do Estado com o Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil. Visa acelerar o alcance das metas definidas para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. "A saúde é fundamental para criar o bem estar social das pessoas, para que elas possam viver de forma mais digna e nos como Secretaria estamos primando para que a assistência à saúde seja executada com mais qualidade", destacou o secretário-adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso.

 

O núcleo oferece aos presos atendimentos na área de saúde preventiva, diagnóstico e tratamento de doenças (hipertensão, diabetes, tuberculose e outras), além de contar com sala para internação com 20 vagas e setor psicossocial. No local, trabalharão vários especialistas em saúde física e mental. “Na condições de psiquiatra, venho dá atendimento aos possíveis portadores de transtornos mentais, além de tentar identificar novos casos, com trabalho de prevenção dentro da unidade carcerária", disse a psiquiatra Cláudia Duarte.

 

Para o coordenador de Apoio à Assistência Jurídica, Social e à Saúde do Departamento Penitenciário Nacional, Railander Quintão de Figueiredo, este é um passo muito importante que a Sejap está dando para a qualidade da saúde dos presos do Sistema Penitenciário. Segundo ele, o Maranhão inaugura o processo mais qualificado em relação ao Plano Nacional de Saúde, para prevenir o agravamento de doenças e fazer cumprir o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

Estrutura Física

 

O Núcleo de Saúde de Pedrinhas possui sala psicossocial, sala de coordenação de programas (combate a tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e acompanhamento aos portadores do HIV), sala para arquivos de prontuário, copa, sala para guardar remédios, alojamento para plantonista, consultório odontológico, consultório médico, laboratório com sala de coleta, depósito de material de limpeza (DML), sala de Raio X, sala de imunização, sala de atendimento de enfermagem e sala de internação.

 

A Coordenadora de Saúde da Sejap, Iolice Ribeiro, destacou que a criação e funcionamento do núcleo é a realização de um sonho, de oferecer saúde com mais qualidade aos internos, sem ter a necessidade de tirá-los do ambiente onde cumprem pena para poder contar com atendimento na área de saúde. Os presos da Penitenciária de Pedrinhas vão contar com atendimento na área de saúde a ser realizado por cerca de 10 enfermeiros, sete médicos (entre psiquiatra, clinico geral, clínico cirurgião e outros).

 

A expectativa da Sejap é de que até o fim do ano outras unidades prisionais sejam beneficiadas com outros núcleos de saúdes a serem implantados no interior do estado.

 

 

 

 

     

 

FONTE IMIRANTE.COM

 


 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.