NOTÍCIAS



Governo do Estado apresenta plano de cargos e salários a sindicalistas‏


Data da publicação: 05/03/2012
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

O vice-governador Washington Luiz Oliveira coordenou, ontem, a apresentação e debate do Plano Geral de Cargos e Carreiras do Poder Executivo (PGCE) com a participação diversas entidades representativas dos servidores públicos estaduais. 'Esse é um momento muito importante. Em especial para mim, como sindicalista que sou, debater com todos vocês, companheiros do movimento sindical, a implementação desse plano, que tem em sua essência a valorização do servidor, a promoção de justiça salarial, a garantia de aposentadoria digna e a renovação do quadro de pessoal com realização de concursos públicos', declarou o vice-governador, ao ressaltar o trabalho realizado pelo secretário Fábio Gondim e toda a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) na idealização, estudos e montagem do plano.
Fábio Gondim explicou aos sindicalistas todo esse trabalho realizado pela Seplan, que teve início em 30 de março de 2010 com o levantamento completo do quadro de servidores do Estado para se ter uma radiografia das necessidades das diversas categorias, levando-se em consideração as especificidades de cada uma.
Foi realizado ainda o estudo de Cenários e Perspectivas da Economia do Maranhão, que propiciou ao governo programar os gastos com pessoal dentro dos Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF),além de assegurar que a implantação do Plano de Cargos não resulte em redução dos investimentos em áreas primordiais como saúde, educação, infraestutura e segurança pública.
'Tudo foi minuciosamente pensado. E, com base em cenários da economia maranhense elaboramos e apresentamos uma proposta coerente, dentro da realidade do Maranhão', assegurou Fábio Gondim, ao relatar uma série de dados que balizaram a concepção e elaboração do Plano de Cargos do Servidor. Um desses dados apontou a necessidade da renovação do quadro de pessoal do Estado. 'Hoje, 20 mil servidores dos 60 mil que estão na ativa, já possuem tempo de serviço e idade para se aposentar. Então reservamos R$ 168 milhões para a realização de concursos públicos nas mais diversas áreas. Serão quase três mil vagas que serão ofertadas ainda este ano', contabilizou.
No Plano, o governo do Maranhão vai investir nos próximos quatro anos, aproximadamente R$ 1,5 bilhão, beneficiando aproximadamente 88 mil funcionários, sendo cerca de 61 mil da ativa e 26 mil inativos(aposentados e pensionistas previdenciários).
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, Cleinaldo Lopes, elogiou o trabalho realizado e a forma como o Governo do Maranhão está elaborando o plano, buscando ouvir o servidor e atender suas expectativas.
 
 
FONTE : JORNAL PEQUENO


 Imprimir      Voltar      Ir ao topo

Nossos Vídeos


Acesse nossos vídeos...

Nossa Localização


Rua dá Primavera, 72| Monte Castelo - São Luís-MA - Fone (98) 3232-1371/3232-0679.