NOTÍCIAS



Sindicato Sintsep


Data da publicação: 01/02/2012
Tamanho da fonte  
Aumentar fonte    Diminuir fonte

 

Companheir@s,

 

 

 

 

 

 

Estivemos ontem(terça-feira, 24/01), a partir das 17h00, em audiência no Palácio dos Leões com o governador em exercício, Washington Luís, e seus assessores técnicos Secretários Adjuntos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplan, o Dr. Chatack e a Dra. Graça Cutrim. Participaram também, a convite do SINTSEP, pelo lado dos servidores, representantes de outros sindicatos e companheir@s de diversas categorias que ainda não possuem o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações – PCCR.

 

Para nós o sentido da audiência foi buscar apoio do governador em exercício, Washington Luís, pelo fato de ter sido sindicalista e presidente do sindicato dos servidores públicos federais do Maranhão, para que ele esteja do nosso lado e possa intermediar ou fazer gestão junto à governadora, Roseana Sarney, na implementação imediata do PCCR. Pois todos nós sabemos que o Dr. Fábio Gondim, Secretário de Planejamento do Estado, entregou a versão preliminar do Plano para a governadora, no dia 13 de janeiro de 2012.

 

Na audiência, o Dr. Chatack fez uma explanação da lógica do PCCR, afirmando que ele se fundamenta em três pilares: JUSTIÇA SALARIAL, que acabará com distorção salarial dentro das categorias, devido à desproporção entre o menor e maior vencimento, bem como melhoramento no salário do servidor(a). O segundo ponto é o de DIREITO DE APOSENTAR, que como sabemos muitos companheir@s aptos para aposentadoria, evitam este direito para não ganhar menos do que na ativa, posto que algumas gratificações de caráter pessoal não são incorporadas na aposentadoria. Levando muitos funcionário(a)s a sair do serviço público estadual através da aposentadoria compulsória aos 70 anos.Por fim, CONCURSO PÚBLICO, que o estado abrirá este ano 2700 novas vagas para preenchimento de cargos públicos estaduais e que esta prática passe a ser permanente.

 

Quando foi perguntado se havia previsão no orçamento do estado para a implementação do Plano, Chatack foi categórico e respondeu da seguinte forma: “há previsão de recurso no orçamento para implantar o PCCR e que o Plano contempla a data base e reajuste de salário”.

 

O governador em exercício, Washington Luís, voltou a reafirmar seu apoio a instituição do Plano, afirmou que a situação do servidor é precária, com baixos salários, que fica preocupado com aqueles que possuem direito à aposentadoria e não recorre a ela, com receio de ver seu salário diminuído. Que é a favor da negociação geral de salário, abrangendo todos os servidore(a)s, com data base e reajuste salarial para repor a inflação do período. Como também manter o poder de compra do trabalhador.

 

No final da audiência, o governador se comprometeu com o SINTSEP, sindicatos presentes e companheir@s de várias categorias, em defender, junto à governadora e o governo, a bandeira do Plano quando do retorno ao Maranhão da governadora Roseana Sarney. E que brevemente estaremos juntos fazendo outra reunião para tratar do PCCR.  

Informo ainda que a partir de quinta-feira(26/01), os convites para a festa de posse da nova diretoria do SINTSEP estão disponibilizados na sede deste sindicato. E que quem doar um litro de sangue para o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão – SINTSEP/MA, ganhará mais uma senha para festa.

 

Abraço.

 

Cleinaldo Lopes – Pres. do SINTSEP.